Web Templates José Carlos Dantas Pimentel
Variedades

Variedades

José Carlos Dantas Pimentel



Confira os mais variados conteúdos








MUSEUS




CEM LUGARES PARA VOCÊ CONHECER ANTES DE MORRER
CEM LUGARES...

CULINÁRIA
A COZINHA JAPONESA AO SEU ALCANCE





REMÉDIOS: PREÇOS CONTROLADOS JÁ NO BRASIL COLÔNIA


ALVARÁ - DE 5 DE NOVEMBRO DE 1808

Dá varias providencias sobre os boticarios e a respeito dos preços das drogas.

Eu o Principe Regente faço saber aos que este Alvará virem, que tendo eu attendido ao importantissimo objecto da saude de meus fieis vassallos, e tendo sido publicada pelo Alvará de 7 de Janeiro de 1794 a Pharmacopéa geral, para que nos meus Reinos e Dominios fosse uniforme a preparação e composição d

PROCESSO DEMORADO


PROCESSO INICIADO EM 1911 SÓ AGORA TERMINOU

Artigo publicado no Jornal A Tarde, em 03.10.60

Original, sem dúvida, o despacho que o diretor geral do Departamento de Terras do Estado, Sr. Pacífico Ribeiro, acaba de exarar no processo n. 2, iniciado naquela repartição, no ano de 1912, há 48 anos, portanto.

Relativo ao município de Ilhéus, o processo começou - lá se vai quase meio século - c

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS ADOTADOS PELA ASSOCIAÇÃO EUROPÉIA DE MAGISTRADOS


1 - A independência do juiz é indivisível. Todas as instituições e autoridades, nacionais ou internacionais, devem respeitar, proteger e defender essa independência.

2 - O juiz só deve ser submisso à lei. Ele não deve ser influenciado nem por partidos políticos nem por grupos de pressão. O juiz deve cumprir suas obrigações profissionais com reserva e dentro de um prazo razoável.

3 - O juiz deve ser imparcial e p

PLENOS PODERES


Dá plenos poderes a D. Rodrigo de Souza Coutinho para ajustar um Tratado de Alliança e Commercio com a Gram Bretenha.

D. João por graça de Deus Principe Regente de Portugal e dos Algarves, etc. Faço saber a todos os que as presentes letras virem: que sendo indispensavel na presença do estado actual da situação politica de Portugal, e da resolução que tomei de transferir-me com toda a minha real familia para o Continente do Brazil, ajust

PETIÇÃO CURIOSA


Petição Curiosa de Reparação à Honra Ultrajada (cf. Alberto Romero, "O Assunto é Jornal", ed. Ouvidor, Rio e Antonio Chaves, Lições de Direito Civil, parte geral, vol. 3º,Bushatski, São Paulo, 1972, "apud" Leib Soibelman, Enciclopédia do Advogado, Editora Rio, p. 672).

"Ilmº Sr. Juiz de Paz:

Diz José Soares da Cunha, morador no Merim, fazenda de Santana, de Vila Nova, que sendo casado com Ana do Rosário, em face

LAMPIÃO


Transcrito da "Folha de S.Paulo", 22.11.1997

Após 69 anos, Justiça 'absolve' Lampião"
FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O juiz Clóvis Silva Mendes, da 1ª Vara Cível de Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, determinou a prescrição de um processo iniciado em 23 julho de 1928 contra o cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião.

Até o mês passado, a ação ai

JUIZÊS

Como todos sabem, Juizês é o dialeto mais antigo do Brasil, historicamente difundido entre antigas tribos togadas. Abaixo, reproduzimos um dos clássicos do Juizês. Esta obra-prima foi publicada numa das tribos dos povos togados do Nordeste, onde o Juizês alcança sua máxima expressão.

PODER JUDICIÁRIO / ESTADO DO CEARÁ /

Processo nº 344/85

DESPACHO:

O pronunciamento fósmeo lança

DILEMAS DO MAGISTRADO


Se é rápido, é um arbitrário. Se demora estudando melhor o processo, é um incapaz.

Se dispensa meras formalidades procedimentais, é um reacionário. Se exige formalidades ao pé da letra, é um burocrata.

Se inova na interpretação legislativa, é um visionário. Se aplica a doutrina tradicional, é um antiquado.

Se se esforça para conciliar as partes, tem preguiça de instruir o processo. Se nã

DEFESA EM RIMAS

Versos de 1959 para defender jaguara que surrou mulher gastadeira.

O arquivo pessoal do juiz Afif Simões Neto, da 8ª Vara Cível de Porto Alegre, conserva uma preciosidade. O pai dele, advogado Afif Jorge Simões Filho, militante em São Sepé, gostava de fazer defesas em versos, até pouco antes de falecer em 1986. Em um de seus primeiros trabalhos, ele rimou para defender Egídio Rodrigues Siqueira, um agricultor que surrara a mulher.



CONQUISTADOR EXEMPLARMENTE CASTIGADO




PRETORIA DE PORTO DA FOLHA - SERGIPE

O Adjunto de Promotor Público representou contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant'Ana, quando a mulher de Xico Bento ia para fonte, já perto della, o supracito cabra que estava de tocaia, em uma moita de matto saiu della de supetão e fez proposta à dita mulher, por quem roia brocha, para coisa que não se pode trazer a lume, e como ella s

A JUSTIÇA É CEGA ... MAS O JUIZ NÃO É.


Num inquérito pela contravenção de vadiagem, que ocorreu na 5a Vara Criminal de Porto Alegre, o juiz Moacir Danilo Rodrigues proferiu a sentença que transcrevemos a seguir:

"Marco Antônio Dornelles de Araújo, com 29 anos, brasileiro, solteiro, operário, foi indiciado pelo inquérito policial pela contravenção de vadiagem, prevista no artigo 59 da Lei das Contravenções Penais.

Requer o Ministério Público a expediç

A SENTENÇA QUE CONDENOU JESUS

O original encontra-se na Biblioteca de Madri

No ano dezenove de Tibério César, Imperador Romano de todo o mundo. Monarca invencível na olimpíada cento e vinte e um, e na Elíada vinte e quatro da criação do mundo, segundo o número e cômputo dos Hebreus, quatro vezes mil cento e oitenta e sete, do progênio do romano império, no ano setenta e três e na libertação no cativeiro de Babilônia, no ano mil duzentos e sete, sendo governador da Judéia Quintosér

A CARTA-DENÚNCIA DE JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS

Em 15 de março de 1789, o governador da Capitania de Minas Gerais foi procurado pelo coronel da Cavalaria-Auxiliar dos Campos Gerais, Joaquim Silvério do Reis. Silvério denunciou a organização de uma conspiração que desejava transformar a "Capitania de Minas Gerais" em um estado livre. Em 19 de abril Joaquim Silvério partiu para o Rio de Janeiro, onde repetiria a denúncia ao Vice-Rei e seguiria os passos do alferes Joaquim José da Silva Xavier. Antes de partir deixou sua denú

OS DEZ MANDAMENTOS DO MAGISTRADO




LAFAYETTE VIEIRA CARNEIRO

Desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas


1º. - A petição inicial inaugura o processo. Não quer dizer, entretanto, que deveis prossegui-lo, se virdes que ele não chegará a lugar algum. É vossa obrigação extingui-lo no nascedouro, a bem da justiça e da sociedade, que tendes o dever de proteger com o manto da lei. Em julgando, pon

OS MANDAMENTOS DO ADVOGADO



YVES DE KEMARTIN (SANTO IVO - PADROEIRO DOS ADVOGADOS)

1º - Nenhum advogado aceitará a defesa de casos injustos, porque são perniciosos à consciência e ao decoro.

2º - O advogado não deve onerar o cliente com gastos excessivos.

3º - Nenhum advogado deve utilizar, no patrocínio dos casos que lhe são confiados, meios ilícitos ou injustos.

ACIDENTE OCORRIDO EM CASCAIS (PORTUGAL)


Extraído da Tribunal da Magistratura, setembro/outubro de 1997, pág. 11

Realmente foi muito interessante a explicação fornecida por um operário português à Companhia Seguradora, que estranhou a forma como o acidente ocorreu. Este caso é verídico, foi julgado no Tribunal de Justiça de Cascais, e a transcrição abaixo foi feita através de cópia do arquivo da Companhia Seguradora.

"Excelentíssimos Senhores:

A PRECE DE UM JUIZ DE DIREITO


JOÃO ALFREDO MEDEIROS VIEIRA

Juiz de Direito aposentado (Santa Catarina) e membro, desde 1975, da Academia Catarinense de Letras

SENHOR! Eu sou o único ser na terra a quem Tu deste uma parcela de Tua Onipotência: o poder de condenar ou absolver meus semelhantes.

Diante de mim as pessoas se inclinam; à minha voz acorrem, à minha palavra obedecem, ao meu mandado se ent



Links Rápidos
    
    

    

    

    

Área Restrita
Usuário:

Senha: